Auta Maria Monteiro de Carvalho
A acadêmica Auta Monteiro é a titular da Cadeira nº 34 da ATL – Academia teixeirense de Letras, onde tomou posse em 14 de março de 2020. Lançou seu primeiro livro numa missão cheia de graça em 2015, intitulado “O Encontro – Nossa Senhora e Irmã Adélia” em que narra a história dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, os 80 anos da aparição de Nossa Senhora das Graças em Pesqueira – Pernambuco, os seus 50 anos de vida e os seus 30 anos de trabalhos dedicados a religião e a arte. O livro de Auta Monteiro tem como protagonista uma adolescente, cuja saga começa em 6 de agosto de 1936, que se tornou a freira Irmã Adélia. Que por felicidade do destino, ela viveu até os seus 91 anos de idade e se tornou uma freira santa em Pernambuco e que é tia avó da autora Auta Monteiro.
Biografia
Auta Maria Monteiro de Carvalho é filha de pernambucanos de Pesqueira, um município situado no Vale do Ipojuca, distante a 215 Km da sua capital, Recife, no centro norte do estado do Pernambuco, uma cidade de 70 mil habitantes, conhecida como a terra da graça, do doce e da renda artesanal – local onde nossa imortal, hora empossando, se disciplinou como amante das letras e da arte. O seu primeiro livro “O Encontro – Nossa Senhora e Irmã Adélia” (2015) conta a história dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, os 80 anos da aparição de Nossa Senhora das Graças em Pesqueira – Pernambuco, os seus 50 anos de vida e os seus 30 anos de trabalhos dedicados a religião e a arte. O livro de Auta Monteiro tem como protagonista uma adolescente, cuja saga começa em 6 de agosto de 1936, que se tornou a freira Irmã Adélia. Que por prosperidade do destino, ela viveu até os seus 91 anos de idade e se tornou uma freira santa em Pernambuco e que é tia avó da escritora Auta Monteiro.
Auta Maria Monteiro de Carvalho, carinhosamente conhecida por Autinha, embora tenha todas suas origens em terras pernambucanas, filha inclusive do casal pernambucano Artur Lídio de Carvalho e Aliete Teixeira de Carvalho, ela, no entanto, nasceu no município de Teixeira de Freitas em 21 de outubro de 1966, mas precisamente no distrito de Duque de Caxias e, portanto, trata-se de uma Duquesa da gema. Tem cinco irmãos teixeirenses e uma filha, Gabriela de Carvalho Abi Harb, formada em Engenharia Civil na PUC – Pontifícia Universidade Católica em Belo Horizonte.
Autinha é de formação religiosa católica, cursilhista, empresária de profissão e devota de Nossa Senhora das Graças, razão pela qual reverencia a família, a fé e a sabedoria como base para se estabelecer no mercado e na vida. Autinha sempre estudou em escola pública: o ensino fundamental no CEPROG em Teixeira de Freitas; o Técnico em Agropecuária na EMARC e, depois, cursou o bacharelado em Administração de Empresas na FAVIX – Faculdade de Ciências Humanas de Vitória e é pós-graduada em Gestão Empresarial.
Logo muito cedo, Autinha começou a empreender, apesar do sonho de adolescente de ser juíza de direito. A necessidade a levou para o ramo do comércio. Aos 18 anos, foi emancipada para abrir a primeira empresa no setor de construção civil. Trata-se do VAREJÃO DA CONSTRUÇÃO, aberto em sociedade com sua irmã, Ângela Maria Teixeira de Carvalho (in memoriam). Depois expandiu os negócios para a construção civil com a AUTINHA EMPREENDIMENTOS. Com seus 36 anos de trabalho, foi pioneira na implantação de casas populares em Teixeira de Freitas e segue se realizando como profissional e cidadã.
Ao longo dos anos vem participando ativamente do crescimento de Teixeira de Freitas, acreditando no seu potencial e investindo na geração de emprego e renda. Graças ao seu empreendedorismo na construção civil, ela foi fonte de pesquisa recentemente de estudantes da Faculdade Pitágoras. Lançou o 1º livro “O ENCONTRO – Irmã Adélia e Nossa Senhora” no Santuário da Graça em Pesqueira/PE, em 2015, bem no local que foi palco da Aparição de Nossa Senhora. O livro narra a história da Aparição de Nossa Senhora das Graças às jovens Maria da Luz, que se tornaria Irmã Adélia, e Maria da Conceição. Os recursos do lançamento foram revertidos em benefício daquele Santuário. A 2ª edição da obra foi lançada em Teixeira de Freitas, em 2017, sendo os recursos doados em benefício da construção da nova catedral desta cidade. O livro foi prefaciado pela Irmã Cristina, diretora-presidente da FASB e IFA.
No final do ano de 2018, em visita ao Vaticano com sua filha, Gabriela Carvalho, presenteou o Papa Francisco com um exemplar do seu livro. Em resposta e apreço ao seu gesto, recebeu recentemente uma carta de agradecimento e felicitações, em que o Santo Padre deseja à sua família abundâncias em graças e bênçãos divinas. Além de empresária e escritora, Autinha é Embaixadora do Projeto Club Resgate de Itanhém e, também, possui o título de nobreza com a patente de Condessa ligada à Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos do Oriente, com sede nacional no Rio de Janeiro. A imortal Autinha Monteiro é membra efetiva da Cadeira nº 34 da ATL – Academia Teixeirense de Letras, da qual é Patrono, o saudoso Frei Salésio Heskes.