Raimundo Magalhães


Informações

Raimundo Magalhães

O escritor e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado da Bahia, autor do livro “Gestão Participativa e Polícia Comunitária”, Raimundo Magalhães é o titular da Cadeira nº 13 da ATL – Academia Teixeirense de Letras. A vaga em que o tenente-coronel Magalhães é titular, trata-se da cadeira que foi ocupada pelo romancista João Santos e que tem a saudosa professora Rosália Pereira da Silva como Patronesse. O oficial já foi homenageado pela ATL em 2019. O acadêmico Raimundo Magalhães titularizou a tesouraria da diretoria 2021-2022 encabeçada pelo escritor e jornalista Athylla Borborema, e foi eleito vice-presidente para gestão 2023-2024 encabeçada pelo escrito e engenheiro Carlos Mensitieri.

Biografia

O acadêmico Raimundo Cézar Magalhães Dantas titular da Cadeira nº 13 da ATL, além de coronel da reserva da Polícia Miliar do Estado da Bahia, é advogado, professor, pesquisador sobre conflitos e segurança social e membro da FUNDESBA – Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social (GPECS) da UFSB. Com vasta experiência na gestão da Segurança Pública e docência educação básica (Escola Pública Estadual) e superior, atuando nas áreas das ciências criminais (ensino) e segurança pública, com ênfase na polícia comunitária (pesquisa e gestão).

Autor do livro “Gestão Participativa e Polícia Comunitária” publicado pela Editora PerSe de São Paulo, em 2019 – fruto da sua dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social em 2014 pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia. Raimundo Magalhães é bacharel em Direito pela UCSal – Universidade Católica de Salvador, 1994; E se licenciando em Sociologia pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.

É pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela FADIVALE – Faculdade de Direito Vale do Rio Doce, 1999; pós-graduado em Gestão da Segurança Pública, em 2002 em Gestão Estratégica da Segurança Pública em 2010 pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia; e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFBA/2015 e, ainda é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Pitágoras, em 2020.

Raimundo Cézar Magalhães Dantas é natural de Salvador, onde cursou as primeiras séries, concluiu o ensino fundamental II e ensino médio no Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, em 1982, de onde partiu do Dendezeiros direto para a Academia de Polícia Militar, já que obtivera acima de 80% de aproveitamento. Tanta dedicação o credenciou ao Espadim Tiradentes, símbolo do cadete, das mãos do então governador João Durval Carneiro.

De aspirante a oficial em 1985, passando por todas as patentes da carreira do oficialado militar. Tendo sido elevado a 2º tenente em fevereiro de 1986, e promovido dois anos mais tarde a 1º tenente. Em outubro de 1994 graduou-se a capitão da PM, sendo promovido a Major em 23 de dezembro de 2006 e a tenente-coronel em 22 de abril de 2017, até chegar à reserva remunerada em 28 de fevereiro de 2020, com os seus devidos proventos de coronel. Após mais de 30 anos de intensos serviços prestados à segurança pública baiana, inclusive tendo ocupado os principais cargos de comando das unidades da região, como comandante da Polícia Militar em Itamaraju e em Teixeira de Freitas. De 2016 a 2019, respondeu pela diretoria do Colégio Anísio Teixeira da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Mas não abandonou o magistério, já que leciona as disciplinas ciências criminais e segurança pública no curso de direito da Faculdade Pitágoras.

Prêmios e Títulos:

= 1993 – Medalha por Tempo de Serviço – Bronze – 10 anos – Polícia Militar da Bahia.

= 2003 – Medalha por Tempo de Serviço – Prata – 20 anos, Polícia Militar da Bahia.

= 2008 – Título de Cidadão Honorário Itamarajuense, Câmara Municipal de Itamaraju – Bahia.

= 2008 – Título de Amigo da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro – comando da 6ª Região Militar Bahia/Sergipe.

= 2009 – Certificado de Habilitação – exame de ordem Março de 2008, Ordem dos Advogados do Brasil – seção do Estado da Bahia.

= 2010 – Título de Cidadão Honorário Jucuruçuense, Câmara Municipal de Jucuruçu – Bahia.

= 2011 – Título de Cidadão Honorário Pradense, Câmara Municipal de Prado – Bahia.

= 2013 – Medalha por Tempo de Serviço – Ouro – 30 anos, Polícia Militar do Estado da Bahia.

= 2016 – Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, Polícia Militar do Estado da Bahia.

= 2021 – 2ª Menção Honrosa do Prêmio Castro Alves de Literatura, ATL – Academia Teixeirense de Letras.

= 2022 – Título de Cidadão Honorário Teixeirense, Câmara Municipal de Teixeira de Freitas – Bahia.