Membros Beneméritos

Arolda Maria Figuerêdo

A poetisa e professora universitária Arolda Maria da Silva Figuerêdo, membra benemérita da ATL – Academia Teixeirense de Letras, empossada em dia 5 de dezembro de 2019 é uma das figuras públicas da educação baiana de maior prestigio no meio acadêmico e das letras, tanto na comunidade cultural e educacional, quanto na comunidade artística dos escritores, poetas e intelectuais, após décadas lecionando no ensino fundamental, médio e superior. Contudo, a professora Arolda Maria da Silva Figuerêdo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), finalmente em 2022 ela estreou na literatura com o lançamento do seu primeiro livro “Uma pitada de poesia de mulher”.

A autora traz 37 poemas pintados de negritude e marcados pela crítica em favor da mulher, especialmente da mulher negra, vitimada pelos abusos e descasos acumulados no transcorrer da história humana ocidental. Arolda Figuerêdo celebra a beleza negra, convoca o empoderamento feminino e conclama as mulheres à resistência, a conquistarem a liberdade e, por fim, darem a volta por cima em favor da vida. Todavia, o livro não se resume às pautas femininas e feministas e apresenta outras tantas demandas, como a questão ecológica, o fazer poético, o olhar sobre o extremo sul baiano e, também, o retorno a Ponta de Areia – terra natal da autora, um histórico e luxuoso balneário cultural do município de Caravelas.

Se não bastasse tudo isso, o 1º livro de poemas de Arolda Figuerêdo ainda conta com o apoio de um prestigiado trio que dispensa apresentações. Trata-se das também professoras Aline Santos de Brito Nascimento, que cuidou da apresentação; Enelita de Sousa Freitas, que prefaciou a obra; e Karina Lima Sales, que cuidou dos textos da orelha e capa. A epígrafe, que abre a seleção de poemas, é de ninguém menos que Conceição Evaristo. Já quem cuidou da edição da obra foi o poeta, ficcionista e jornalista Almir Zarfeg, presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.

A poetisa Arolda Maria da Silva Figuerêdo é professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Campus X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Além de licenciada em Letras com habilitação em Literaturas de Língua Portuguesa é também especialista em Língua Portuguesa, Planejamento Educacional, Docência do Ensino Superior, Planejamento Educacional, Gestão de Sistemas e em Literatura Brasileira, e é mestra em Crítica Cultural pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

Eudes Oliveira Brito

Compartilhar: