Acadêmico
Informações
-
Cadeira: 02
-
Patrono: Isael de Freitas Correia
-
Titular atual: Athylla Borborema
-
Posse: 04/06/2016
Rede Social
Athylla Borborema
Athylla Borborema é membro titular e fundador da Cadeira nº 02 da ATL, a qual tem como patrono o saudoso teixeirense Isael de Freitas Correia. Ele é um jornalista, radialista, publicitário, perito forense e escritor brasileiro (contista, romancista, poeta, biógrafo e autor de obras doutrinárias nos campos das ciências periciais e das ciências jornalísticas). Mestre e doutor em Jornalismo Científico, presidiu a Academia Teixeirense de Letras no biênio 2021/2022 ao lado dos acadêmicos Carlos Mensitieri (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral) e Raimundo Magalhães (tesoureiro).
Athylla Borborema é membro titular e fundador da Cadeira nº 02 da ATL, a qual tem como patrono o saudoso teixeirense Isael de Freitas Correia. Ele é um jornalista, radialista, publicitário, perito forense e escritor brasileiro (contista, romancista, poeta, biógrafo e autor de obras doutrinárias nos campos das ciências periciais e das ciências jornalísticas). Mestre e doutor em Jornalismo Científico, presidiu a Academia Teixeirense de Letras no biênio 2021/2022 ao lado dos acadêmicos Carlos Mensitieri (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral) e Raimundo Magalhães (tesoureiro). O portal oficial da instituição (www.atlba.com.br) é uma conquista desse período. Athylla Borborema também participa das seguintes instituições literárias e culturais: Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Academia de Letras de Fortaleza (ALAF), Academia de Letras, Música e Artes de Salvador (ALMAS), Academia Mineira de Belas Artes (AMBA), Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPT), Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, dentre outras. Athylla Borborema é baiano nascido no balneário de Cumuruxatiba, no município de Prado. Sua infância e adolescência foram vivenciadas na vizinha cidade de Itamaraju, na juventude viveu em Salvador para estudar jornalismo e após formado, regressa a Itamaraju, por onde começa seu percurso como um dos radialistas mais tradicionais da Bahia, um dos jornalistas mais influentes do Brasil e um dos documentaristas mais assistidos pelos brasileiros. Em 1993 publicou seu primeiro livro e entrou efetivamente para o time dos escritores mais festejados do país. Desde então, seu trabalho ocupa a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro.
Mais sobre o acadêmico Athylla Borborema aqui.
Biografia
Athylla Borborema Cardoso (29/09/1970) é jornalista (MTb/BA 2221-93); radialista (DRT/BA 3369-94); publicitário (MTE/BA 205-98) e perito judicial (CONPEJ/BA sob o nº 1000991-09). Formação Acadêmica – Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1992). Bacharel em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1997). Graduado em publicidade propaganda e pós-graduado em assessoria de imprensa administrativa pela Universidade de Brasília – UnB (1999). Pós-graduado em Perícia Criminal pela Universidade Castelo Branco – UCB (2006). Pós-graduado em Ciências Forenses pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2008). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB (2010). Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB (2012). Mestrado em Jornalismo Científico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC (2013). Doutorado em Jornalismo Científico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC (2017).
Formação Cientifica – Cursou Perícia Judicial Ambiental em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em convênio com o Instituto Gaúcho Manual de Perícias Rui Juliano e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, 2007/2008. Cursou Perícia Grafotécnica e Documentoscopia pelo Complexo Jurídico Vendrame Associados de São Paulo, 2008. Cursou Perícia em Documentoscopia pelo NUTEC – Núcleo Técnico Cientifico Forense de São Paulo, em 2008. Cursou Perícia em Grafotécnica e Documentoscopia com chancela da SPTC – Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, 2008. Cursos de Perícia Judicial e Grafotécnica Forense pela Academia Cientifica do CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro/RJ., 2008. Atuação Científica – Perito Judicial desde 1996, com atuação exclusiva no domínio criminal, especialmente nas áreas de criminalística legal, grafodocumentoscopia e meio ambiente, atendendo diversos encargos científicos de juízes estaduais, federais e do trabalho nas mais diversas jurisdições dos Estados Brasileiros.
Athylla Borborema é filho único de um casal de agricultores: Herdou do pai, o crioulo João Neves Cardoso (22/04/1922 – 29/11/2003), o dom e a sabedoria de enfrentar as batalhas da vida sempre sorrindo e, da mãe, a cabocla indígena Maria Borborema da Silva (02/12/1942), a garra permanente de persistir sempre. E do conjunto herdou a paixão pela literatura, pela comunicação e pelos animais. Deslumbrado pela arte e pela cultura, é um dos maiores e mais cultuados escritores produtivos e expressivos brasileiros do século XXI. Titular de uma grande contribuição ao jornalismo, à cultura, à literatura e à política. E um dos autores de língua portuguesa que mais contribui para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum.
As suas obras representam o auge artístico do escritor e jornalista, que sabe documentar como ninguém o seu tempo. É um dos poucos jornalistas brasileiros que mais credibilidade conquistou entre a comunidade do jornalismo científico e é um dos mais respeitados doutrinadores e especialistas em textos jornalísticos estratégicos na área da assessoria de imprensa pública administrativa. A sua fantástica trajetória profissional e o talento determinaram o seu lugar no jornalismo e na literatura. Seu trabalho é referencia e faz escola no Brasil. Exemplo de coragem e de lucidez para todos os jornalistas da sua geração e é uma influência que ilumina a função pública da imprensa.
Luta pela democracia como poucos, está sempre em busca de luz e de esperança. Criativo, sensível, de raciocínio rápido, riso fácil, divertido e generoso. É tímido, discreto, às vezes fala pouco, às vezes é uma metralhadora e não costuma se queixar da vida. Mas não é um conformista, passivo, muito pelo contrário, como comprovam sua luta de toda a vida e a fantástica trajetória profissional. A determinação, o amor e a coragem com que defende a dignidade dos nossos irmãos de quatro patas são comoventes. Um amante dos bichos e fascinado por gatos. É testemunha e protagonista de muitos episódios bons e ruins do Brasil, vive escrevendo a história e nela será inscrito.
Nasceu à beira mar, na Fazenda Calambrião, na Foz do Rio Cahy, adjacente do balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado. A Foz do Rio Cahy é um local de grande valor histórico onde se deu o primeiro contato dos portugueses com os índios pataxó e tupiniquins que ali viviam. A localidade transformou-se em símbolo da costa do descobrimento do Brasil porque ao cair da tarde do dia 22 de abril de 1500 foi o primeiro ponto de desembarque da esquadra naval do comandante Pedro Álvares Cabral, operacionalizada pelo subcomandante capitão Nicolau Coelho. Foi dali que os componentes das embarcações avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal de Porto Seguro.
Athylla Borborema nasceu naquelas terras, 470 anos depois de ter se dado à descoberta do Brasil, quando a localidade já havia sido desmembrada da província de Porto Seguro. Em 23 de abril de 1855 a área foi demarcada em favor do desenvolvimento dos Estados para constituir o território de Caravelas e, em 10 de agosto de 1896, seria novamente desmembrada para formar o município de Prado. Aliás, o escrivão português Pero Vaz de Caminha descreveu a geografia da região da Foz do Rio Cahy, em sua primeira carta ao Rei de Portugal.
Apesar de ter nascido no litoral norte do município de Prado, Athylla Borborema se estabeleceu desde os 6 anos de idade na vizinha cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, onde se criou e se educou. No entanto, aos 12 anos de idade, no interior do município de Guaratinga, também no extremo sul baiano, onde morou na infância por um curto período de três anos com sua família, foi vítima da ditadura militar ao lado do seu pai, uma tortura que durou 1 ano e 6 meses nas mãos do regime e a ele nada foi poupado aos olhos de uma criança, que hoje talvez não se permitisse, ou no caso de outras crianças seriam no mínimo resguardadas. Mas se tornou uma referência infantil para a sociedade na luta contra a repressão. O episódio lhe rendeu traumas, revoltas e mais ainda inspirações. Fez das suas dores da infância uma obra de arte, trilhando um caminho de sonhos e superação. Um baiano valente, um brasileiro de muito talento e firmeza, um dos personagens da passagem da ditadura para a democracia quando falar a verdade era correr risco de vida.
Aos 9 anos de idade sinaliza gostar do caminho comum das palavras e escreveu a sua primeira poesia com a qual ganhou o seu primeiro concurso de poesia na Escola Municipal Duque de Caxias de Itamaraju, ganhando como prêmio de 1º lugar, o livro “O meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos. Aos 9 anos ele já queria se tornar escritor e já sonhava em escrever um livro com a mesma inocência com que as crianças fabricam seus navios de papel. Era simplesmente uma criança fazendo da visão um ato poético de enxergar a vida. E se na infância tivesse a oportunidade de publicar um livro, o título possivelmente teria sido “A Infância da Palavra”. E aos 22 anos de idade, em 1993, o sonho se realiza quando Athylla Borborema publica o seu primeiro livro “Amor à Paz”. E, no ano seguinte, aos 23 anos, lança a sua segunda obra literária e o seu primeiro livro policial “Tiro e Dor em Silêncio” em 1994, quando chega pela primeira vez à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia.
Começou no jornalismo ainda adolescente como repórter estagiário da Rádio Excelsior AM (840 KHZ) e da Rádio Club AM (680 KHZ), de Salvador, embora sua carreira jornalística iniciou-se de fato em Itamaraju, cidade da região extremo sul da Bahia, tanto no rádio, quanto na comunicação impressa. Sua história foi marcada nos anos noventa, com a publicação de um jornalzinho, chamado “Brosar Sul”, em que ele mesmo editava e fazia a distribuição a pé pelas ruas da cidade. Fundou também em 1990, o Jornal O ABC que hoje é um portal cultural na internet. Foi editor-chefe do Jornal Folha da Bahia de 1995 a 2006.
De 1993 a 1999, foi editor de jornalismo e apresentador do programa Ronda Policial da Rádio Extremo Sul AM (830 KHZ) de Itamaraju. De 2000 a 2005 foi editor de jornalismo e apresentador do programa Ronda Policial da Rádio Abrolhos (104,5 FM) de Mucuri. De 1995 a 2002 foi correspondente oficial na Bahia da Rádio Espírito Santo AM (1160 KHZ) de Vitória. Ainda teve passagens pelas rádios Cidade (87,9 FM) e Sucesso (104,9 FM) de Teixeira de Freitas e também pela gigante Rádio Sensasom (99,7 FM) de Itamaraju. Em novembro de 2005 chefiou a equipe que implantou à Rádio Terramar (91,3 FM) de Itamaraju – Bahia, onde assumiu a direção de jornalismo e apresentação do seu tradicional programa Ronda Policial.
Em agosto de 2006, fundou o portal de notícias “Teixeira News”, veículo eletrônico por onde Athylla Borborema é atualmente aberto ao mundo e fala diariamente em mais de 300 emissoras de rádio no Brasil e com textos publicados em mais de 20 jornais de circulação dirigida estabelecidos nas mais variadas regiões do país. Foi o idealizador de um projeto que durou 5 anos e de janeiro a junho de 2017, chefiou a equipe que implantou à Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas – Bahia, como primeira emissora de rádio legislativa do Norte/Nordeste do Brasil, na condição de diretor de comunicação social da Câmara Municipal. Foi o fundador de um projeto que durou 8 anos e de maio a outubro de 2019, chefiou a equipe que implantou à Rádio Educadora 104,9 FM de Itamaraju – Bahia, da qual é o presidente do conselho administrativo. Foi o bandeirante de um projeto que durou 9 anos e de setembro de 2019 a fevereiro de 2020 chefiou a equipe que implantou a Rádio Master 87,9 FM de Itanhém – Bahia, da qual pertence ao conselho gestor.
Em 8 de outubro de 1993 ingressa no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA) e já em 1994 chega pela primeira vez à diretoria da instituição sindical, onde foi diretor-jurídico, vice-presidente e presidente três vezes em 15 anos de militância permanente. É também membro do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade da Bahia (SINTERP), desde 1994, onde foi componente da “comissão de ética” por três gestões. E foi vice-presidente regional nordeste da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), onde é membro desde 1993.
É ainda membro do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ), desde 2009. União Baiana de Escritores (UBE), desde 2015. Foi o fundador e presidiu o conselho administrativo da Fundação Mamãe África de Caravelas, por duas gestões 2010/2014 e 2015/2018. E desde 2010 é o patrono do Instituto Athylla Borborema Cardoso (iABC), instituição de implementação cultural, financiada exclusivamente pelos direitos autorais das obras literárias do seu patrono, focada na promoção da cultura e da educação através da arte, da história e da literatura.
Como jornalista e publicitário especializado em assessoria de imprensa administrativa já comandou dezenas de equipes em órgãos públicos e em campanhas políticas. É ainda autor de mais de dez mil artigos dirigidos, mais de mil matérias investigativas que mudaram versões e destinos jurídicos nos tribunais brasileiros. E já produziu e dirigiu mais de 100 Documentários em filmes de curta-metragem narrando a história de dezenas e dezenas de fascinantes regiões brasileiras e de territórios encantadores de vários outros países do mundo. Autor e protagonista do longa-metragem brasileiro “De uma ponta à outra”, filme documentário que conta a história da ferrovia Bahia-Minas.
Athylla Borborema é considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil e um grande entusiasta da educação através da arte e da literatura. É um dos jornalistas mais premiados do Brasil, reconhecido como um autor de referência nacional no jornalismo de assessoria de imprensa para o gerenciamento de crise. Suas obras são importantes na formação acadêmica das pessoas para a construção dos valores éticos e sociais que o guiarão em toda sua vida.
Carreira Pública:
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Prado/BA., nas gestões 1993/1994 -, 1995/1996 -, e 1997/1998.
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Itamaraju/BA., na gestão 1999/2000.
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Mucuri/BA., na gestão 2001/2002.
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Conceição da Barra/ES., na gestão 2003/2004.
Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Jucuruçu/BA., na gestão 2005/2008.
Diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Mucuri/BA., na gestão 2009/2010.
Diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Itamaraju/BA., nas gestões 2011/2012 -, 2013/2014 e 2015/2016.
Diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA., nas gestões 2017/2018 e 2019/2020.
Diretor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri/BA., gestão 2021/2024.
Carreira Acadêmica:
01 – Membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ARTPOP), Rio de Janeiro/RJ.
02 – Membro titular da cadeira nº 23 da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador (ALMAS).
03 – Fundador e membro titular da cadeira nº 14 da Academia Mineira de Belas Artes (AMBA), Belo Horizonte/MG.
04 – Membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF).
05 – Membro fundador e titular da cadeira nº 02, primeiro vice-presidente reeleito e presidente no biênio 2021/2022 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), Teixeira de Freitas/BA.
06 – Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires – Argentina.
07 – Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa – Portugal.
08 – Membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo.
09 – Titular da cadeira nº 44 da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.
10 – Titular da Cadeira nº 14 da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.
Historiografia:
Como jornalista e radialista se destacou em muitos combates pela liderança e coragem. Sobreviveu um período difícil na Bahia na década de noventa, quando enfrentou o Estado, criticava o capitalismo e culpava o midiático poder político pelos assassinatos de jornalistas no interior da Bahia. Criou as bases da doutrina jornalística em defesa da classe e sua militância exerceu influência em várias áreas do conhecimento e nos setores jurídicos constituídos do Estado. Uma época em que 214 jornalistas foram atacados e torturados, 240 ameaçados de morte e 13 foram assassinados em intimidação a categoria.
Aos 19 anos, ainda como estudante de jornalismo da FACOM – Faculdade de Comunicação da UFBA – Universidade Federal da Bahia, comandou perigosas operações na busca por prisões e condenações de quadrilhas e políticos que calavam a bala profisisonais de imprensa no pleno exercício da profissão no Estado. O seu talento como narrador sempre surpreende e possui a autenticidade de um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade -, um caso raro de profissional que alia talento e caráter na mesma pessoa.
É considerado um dos patronos do jornalismo baiano, ao qual dedicou toda a sua vida, especialmente em um período crítico da história do jornalismo da Bahia e é parte importante de uma geração de jornalistas, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança. As qualidades do jornalista Athylla Borborema, comprovadas por suas ações bem-sucedidas em favor da vida daqueles que lutam pela vida, são exemplos não somente para os bons jornalistas, mas para os brasileiros de todos os tempos. Relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração.
No ano de 1993 publicou seu primeiro livro e entrou efetivamente para o time dos escritores mais festejados do Brasil. Desde então, seu trabalho ocupa os horários nobres do rádio e a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro.
Livros Publicados:
1993 – Amor à Paz, uma obra prática de técnicas de motivação com majestosas frases de sabedoria olímpica na busca por excelência na vida pessoal e profissional que em 2018, ganhou sua 2ª Edição com 900 páginas na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em celebração aos 25 anos de literatura do autor, festejada com homenagem da Editora PerSe e CBL – Câmara Brasileira do Livro.
1994 – Tiro e Dor em Silêncio, um estrondoso sucesso de vendas sobre os crimes de pistolagem na Costa do Descobrimento do Brasil (14ª Edição).
1995 – O inimigo agora é outro disserta sobre o papel da comunicação no exercício da cidadania e na conquista das pessoas (4ª Edição).
1996 – Folia das Palavras, um livro de poesias que possibilita você ir ao encontro do prazer com as palavras (3ª Edição).
1997 – Infância Violentada é um best-seller que documenta relatos produzidos nos porões mais escuros do Brasil sobre prostituição e violência infantojuvenil (2ª Edição).
1998 – A fome que me comia, livro de poesias que é uma viagem para dentro de nós mesmos.
1999 – Casamento sem Sexo, um livro motivacional que prima pela paixão e dedicação para o alcance do sucesso na constituição da alma do matrimônio econômico.
2000 – O Capoeirista das Palavras é uma literatura de cordel que leva o leitor à emoção da rima.
2001 – Menino da Roça, um livro de poesias nascido no fascínio da sabedoria rural.
2002 – Um Gole D’Água é um livro de poesias que apresenta a ligação direta do homem com a natureza.
2003 – O poeta que comprou o mar, livro que traz a brincadeira com as palavras no duelo das ondas.
2004 – A Garotinha do Vestido Azul, um livro de literatura de cordel que te leva ao oásis do amor.
2005 – O poeta que não conseguiu morrer é uma fascinante obra de paixão e amor pela vida.
2006 – A Testemunha Muda que não Mente, um livro base no cultivo da fotografia pericial e na constituição de produção da prova jurídica.
2007 – O Diálogo do Perito com o Cadáver é um livro pericial que doutrina os aspectos técnicos e jurídicos da criminalística na apreciação dos crimes contra vida.
2008 – A Prova do Crime, livro pericial de essencial importância no combate às fraudes de assinaturas.
2009 – O best-seller Comunicação na Bandeja computa a importância da comunicação na conquista do sucesso e das pessoas (5ª Edição).
2010 – Arroto, um livro jurídico que discute o papel da educação na prevenção do crime fútil.
2011 – Meus Gatos, Meus Anjos, obra de contos sobre a fascinante missão dos gatos na vida das pessoas.
2012 – Perfil Criminoso, uma obra jurídica que estuda a função da punição na presunção geral da pena privativa de liberdade no sistema penal.
2013 – Os Melhores Poemas de ABC, uma coletânea com as mais premiadas poesias do autor, organizada pelo ficcionista, jornalista e poeta Almir Zarfeg.
2014 – Do Assessor de Imprensa ao Assessorado é um tratado jornalístico que doutrina para a destreza dimensional do profissional da assessoria de comunicação social (2ª Edição).
2015 – A menina do céu cor-de-rosa, livro que reúne ficção e realidade na história de uma adolescente estuprada pelo pai, sonhadora, violentada, prostituída, ousada e drogada (8ª Edição).
2016 – As Armas da Conquista, trata-se, de uma obra de relevante valor para o exercício da cidadania e para a captação dos seus sonhos. É um guia prático para melhorar sua comunicação pessoal e profissional. Um livro que você receberá dicas incríveis de autoajuda, motivação e técnicas infalíveis que ajudam a conquistar e manter a harmonia no seu relacionamento e no seu projeto.
2017 – Imbassuaba, uma encantadora biografia sobre a instigante trajetória do casal bandeirante que constituiu a mais tradicional família aborígine da Costa do Descobrimento do Brasil.
2018 – ABC do Jornalismo, um doutrinário best-seller em três volumes com 1.500 páginas sobre o fascinante mundo da comunicação social numa nação conversando consigo mesma, onde o jornalista não tem o direito de ser ingênuo, seu campo de guerra são os olhos da sociedade e o seu instrumento de batalha é a escuta pela permanente busca da verdade. Em 2021 a obra ganha uma 2ª edição com estrutura física ampliada com 1.200 páginas em um único volume.
2018 – Amor à Paz é relançado duas décadas e meia depois da sua primeira edição em 1993 por ocasião da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, num volume super ampliado com 900 páginas, obra que celebra os 25 anos das suas majestosas frases de sabedoria olímpica em comemoração aos 25 anos de literatura do autor.
2019 – Os Vencedores do Amanhã, obra que traz uma metodologia que permite que o aprendizado teórico seja transformado em ações práticas e imediatas, capaz de transformar positivamente a vida financeira das pessoas em um ano, com doses incríveis de autoajuda, motivação e técnicas empreendedoras.
2020 – Meu Extremo Sul Varonil, uma festejada celebração cultural, histórica e poética aos 21 municípios baianos da Costa do Descobrimento do Brasil.
2021 – Felino Feliz, livro revelado em um miado de letrinhas que traduz a linguagem do fascinante mundo dos bichanos e lhe faz compreender tudinho o que seu gatinho quer lhe falar para ser feliz ao seu lado.
2021 – Frans Krajcberg – O poeta da árvore, primeira biográfica 100% dedicada a vida e a obra do artista, de 450 páginas, em tributo aos 100 anos de nascimento do escultor que por quase sete décadas defendeu o meio ambiente, transformando-o em inspiração intensa para suas artes plásticas. O autor acompanhou o percurso do biografado desde 1989 e manteve uma interlocução pessoal com Frans Krajcberg nos seus últimos 17 anos de vida.
2022 – 1500 – O Brasil a partir da Foz do Rio Cahy, livro resgate da história do descobrimento do Brasil num texto cronológico e comovente, repleto de casos pitorescos e apresentado sob um novo ângulo das etapas daquela aventura lusa, cujo valor histórico e literário da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre nossas origens é o topo do tema desta obra, à luz do primeiro contato da tripulação de Pedro Álvares Cabral com os indígenas brasileiros ao cair da tarde daquela quarta-feira do dia 22 de abril de 1500.
Coautoria em outras obras literárias:
Antologia “Celebra Bahia”.
Antologia “Palavras Sem Fronteiras” (português e espanhol).
Antologia “ATL em Verso e Prosa I, II, III, IV, V e VI”.
Enciclopédia “Universal de Grandes Artistas” (português, espanhol, inglês e francês).
Coletânea “100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018”.
Coletânea “Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste” 2022.
Coletânea “Off Flip de Literatura – CONTO”, lançamento da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
Coletânea “Off Flip de Literatura – CRÔNICA”, lançamento da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
Coletânea “Off Flip de Literatura – POESIA”, lançamento da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
A sua contribuição ao jornalismo é o momento mais importante do dia a dia jornalístico daqueles que lhe tem como doutrinador. Cobriu episódios chave da história do Brasil e por isso é um dos jornalistas mais prolíficos, influentes e rápidos de sua geração. Ninguém cobriu mais tragédias e transições democráticas do que ele, o que inspirou jornalistas de várias épocas e estudantes atores para o mundo da literatura. Sua história é um exemplo de profissionalismo, de dedicação e de retidão para as novas gerações, inclusive como autor de peças de teatro estudantil na década 1980 e espetáculos teatrais do gênero comédia na década de 1990.
Peças de Teatro:
Nego Veio – 1986.
Dona Deja – 1987.
Jovens do CEI – 1988.
Cadê meu Urinol? – 1993.
A sogra dos meus sonhos – 1994.
Menino travesso é igual a peido, suportais somente o teu – 1995.
Debaixo da saia mora o bicho que mata o homem -1996.
O Homem que Pariu – 1997.
A Donzela que virou Suco – 1998.
No Quarto com Janete – 1999.
O perfil de Athylla Borborema corresponde ao seu convencimento pessoal, que não se pode lutar contra a verdade e sabe como poucos juntar os ingredientes que, bem trabalhados, resultam numa boa obra, tanto que muitas delas já lhe indicaram as centenas de prêmios e venceu dezenas. E pelos elevados serviços prestados ao jornalismo baiano e a literatura brasileira, já foi agraciado com grandes homenagens, outorgado com diversos títulos e venceu inúmeros prêmios no Brasil e em vários países do mundo. Como repórter, documentarista ou perito judicial executou missões em todas as 27 unidades federativas do Brasil e em países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Suriname, Chile, Uruguai, Colômbia, Panamá, Portugal, Itália, França, Inglaterra, México e Estados Unidos.
Concursos, prêmios, outorgas e honrarias cívicas, jornalísticas e literárias:
- = Popita XXI Bahia de Jornalismo, em 1993, 1994 e 1995.
- = Prêmio Imprensa Regional Bahia “Jornalista do Ano”, outorgado 21 vezes.
- = Menção Honrosa da Polícia Civil da Bahia, em 1996 (Salvador-BA).
- = Prêmio de Cobertura Humanitária Internacional concedido pelo CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1997.
- = Banco do Nordeste do Brasil de Jornalismo, em 1998, 1999 e 2006 (Fortaleza-CE).
- = Prêmio Sistema Fecomércio em Salvador da Federação Nacional do Comércio 1999.
- = Prêmio Visão Consciente em Brasília da Federação Nacional do Comércio, 1999.
- = Sangue Bom de Literatura Bahia, em 2000 (Salvador-BA).
- = Sangue Bom de Jornalismo Bahia, em 2003 (Salvador-BA).
- = Moção Honrosa da Secretária de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, em 2004 (Vitória-ES).
- = Banco do Brasil de Jornalismo, em 2003 e 2007 (Brasília-DF).
- = Sebrae de Jornalismo Bahia, em 2009 (Salvador-BA).
- = Troféu Expresso Judiciário do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, da Escola Nacional da Magistratura, em 2008 (Curitiba-PR).
- = Visão Mundial de Jornalismo, em 2000, 2005 e 2010 (Assunção, Coimbra e São Paulo).
- = Conceito Jornalístico da Polícia Militar da Bahia, em 2009 (Salvador-BA).
- = Amigo da Polícia Militar da Bahia, em 2010 (Teixeira de Freitas-BA).
- = Mestre Padrão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia, em 2010, 2011 e 2012 (Itamaraju, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas-BA).
- = Menção Honrosa Nacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2010 (Brasília-DF).
- = Titulo de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Itamaraju no Estado da Bahia, em 2011.
- = Menção Honrosa do Mérito Pessoal da Taurus Brasil, em 2012 (Porto Alegre-RS).
- = Global Investigative Journalism Network, em 2013 (Rio de Janeiro-RJ).
- = Menção Honrosa do Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo, em 2012 e 2014 (São Paulo-SP).
- = Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas – Bahia, 2014.
- = Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Mucuri – Bahia, 2014.
- = Medalha do Centenário do Início da 1ª Guerra Mundial – Um Tributo aos Defensores da Paz, concedida pelo Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas, Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes, Instituto Comnène Palaíologos de Educação e Cultura, e Ministério da Cultura do Brasil, Rio de Janeiro-RJ., 2014.
- = 36º Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo Festejando a Democracia e de Anistia e Direitos Humanos, São Paulo, 2014.
- = Medalha Personalidade 2014, homenagem da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (RJ), 2015.
- = Título de Cabaleiro COMENDADOR da Real Ordem Rei Ramiro II de Leão – Rio de Janeiro, 2015.
- = Grande Prêmio Cultural 2015, da Augustíssima e Soberana Casa Real Reis de Leão e Imperial dos Godos de Oriente – Rio de Janeiro, 2015
- = Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – São Paulo, 2015.
- = Menção Honrosa do Rotary Club Internacional, 2015.
- = Menção Honrosa “Literatura e Comunicação” do 23º Prêmio Imprensa Bahia, 2015.
- = Título Honorifico de Embaixador da Paz, do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos – Nova Iguaçu/RJ., 2015.
- = Título “Amigo do Príncipe” da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente – Niterói/RJ., 2015.
- = Troféu Liberdade de Expressão Salvador, 2015.
- = 50º Troféu Carlos Drummond de Andrade de Literatura – Itabira-MG., 2015.
- = Troféu Casimiro de Abreu de Literatura, Arte e Cultura – Rio de Janeiro, 2015.
- = Personalidade do Ano de 2015, da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Rio de Janeiro.
- = Troféu Mérito Universal Benfeitor da Paz, da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2015.
- = Prêmio Mérito Cultural e Histórico Guanabara, da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e Ordem dos Advogados do Brasil, em tributo aos 450 anos do Rio de Janeiro, 2015.
- = Homenageado em Salvador pela inserção da sua biografia literária no Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, 2015.
- = Medalha Luís Vaz de Camões 2016, da Editora Mágico de Oz, Associação de Poetas de Portugal, Associação Internacional de Escritores e Artistas, Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
- = Troféu da Inconfidência Mineira “Melhor Jornalista Literário do Ano”, pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, 2016.
- = Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura, pela Associação Internacional de Escritores e Sociedade de Escritores do Chile – Santiago, 2016.
- = Medalha Patativa do Assaré de Literatura, pela Academia Cearense de Letras e Academia de Letras de Fortaleza, 2016.
- = Comenda Marechal Floriano Peixoto, pela Associação Internacional de Escritores e Associação Cultural de Maceió, 2016.
- = Medalha Rachel de Queiroz de Literatura, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Academia de Letras e Artes de Fortaleza, 2016.
- = Título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas no Estado da Bahia, 2016.
- = Homenageado em Paris (França) e em Londres (Inglaterra) pela contemplação da sua biografa literária na edição do 7º Catálogo Artístico Mundial, 2016.
- = Medalha Personalidade 2015, homenagem da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (RJ), 2016.
- = Troféu Antonio Gonçalves Dias de Literatura, outorgado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro e pelo Memorial Gonçalves Dias de São Luís do Maranhão, 2016.
- = Título “Doutor Honoris Causa em Literatura” outorgado pelo Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro, sob chancela da ONU – Organização das Nações Unidas e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 2016.
- = Medalha do Mérito Euclides da Cunha de Literatura (150 anos de nascimento), outorgada pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro e pelo Instituto Histórico Geográfico de Niterói-RJ. (2016).
- = Moção de Louvor e Aplausos da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes do Rio de Janeiro e do Grande Prêmio Carioca Olavo Bilac de Literatura e Poesia em tributo ao autor pela liderança na fundação da ATL – Academia Teixeirense de Letras, em 14 de março de 2016.
- = Medalha Dom Pedro II, comemorativa aos 190 anos de nascimento do imperador – Rio de Janeiro, 2016.
- = Medalha Fernando Pessoa de Honra ao Mérito, outorgada pela Associação Internacional de Escritores e Fundação Cultural de Curitiba – Curitiba/PR., 2016.
- = Troféu Literarte Melhores do Ano, concedida pela Associação Internacional de Escritores e Prefeitura Municipal de Curitiba – Curitiba/PR., 2016.
- = Título Filosofo Honorário, concessão da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – 2016, Niterói/RJ.
- = Título de Honra e Reconhecimento Internacional Humanitário, concessão do Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro – 2016.
- = Homenageado da abertura da 6ª edição da FLICA – Feira Literária Internacional de Cachoeira pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e pela Secretaria de Estado da Cultura da Bahia pela sua inserção no programa estadual Portal Mapa das Palavras, 14 de outubro de 2016.
- = Troféu Machado de Assis de Literatura, conferido pela Academia Mineira de Belas Artes e Secretara de Estado da Cultura de Minas Gerais – Itabira/MG., 2016.
- = Troféu Nordeste de Literatura 2016, outorgado pelo Centro Histórico de João Pessoa, Editora Mágico de Oz e Associação Internacional de Escritores e Artistas – João Pessoa/PB.
- = Comenda Mérito Literário Olavo Bilac – outorgada pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e Prefeitura Municipal de São Gonçalo-RJ., 2016.
- = Prêmio Mérito Escritor Mário de Andrade de Literatura, outorgado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e pela Academia Paulista de Letras – São Paulo, 2016.
- = Comenda Mérito Histórico Giuseppe Garibaldi, conferida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura – Paris, 2016.
- = Homenageado em Madri pela admissão da sua historiografia literária na Enciclopédia Luso-Espanhola de Grandes Artistas, 2016.
- = Troféu Machado de Assis de Honra ao Mérito, pela União Brasileira de Escritores e Academia Brasileira de Letras – Rio de Janeiro, 2017.
- = Medalha Monteiro Lobato pelo conjunto da obra “Meus Gatos, Meus Anjos”, concedida pela Associação Internacional de Escritores e Artistas e pelo Instituto Educacional Monteiro Lobato – São Paulo, 2017.
- = Comenda Amigos da Educação conferida pelo Ministério da Educação do Brasil e Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo, Vitória, 2017.
- = Prêmio “Fomento Cultural” da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Vila Velha – ES., 2017.
- = Medalha José de Anchieta de Grande Benemérito, outorgada pelo Clube dos Trovadores Capixabas e pelo Governo do Estado do Espírito Santo – Vila Velha, 2017.
- = Troféu do Mérito Cultural Frans Krajcberg 2017 “Grito da Natureza”, uma condecoração outorgada pelo próprio artista plástico Frans Krajcberg nas comemorações dos seus 96 anos de vida, a 96 pessoas e artistas brasileiros pelo reconhecimento as suas contribuições na construção da identidade nacional da Cultura e do Meio Ambiente.
- = Título de Notório Saber Cultural, conferido pela Prefeitura Municipal de Niterói e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2017.
- = Medalha de Mérito Comemorativa pelo 5º ano de fundação da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2017.
- = Título de Comendador da Soberana Ordem da Coroa de Gotland da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente – Rio de Janeiro, 2017.
- = Grão Chancelar do Mérito Nacional Pacificador do pacto global da ONU – Organização das Nações Unidas – Manhattan, Nova Iorque, EUA, 2017.
- = Inserção na Enciclopédia Bilíngüe “Conde de Cheverny” com sessões solenes de homenagens pela Sociedade Civil Européia de Belas Artes, nos dias 26 e 28 de maio de 2017, em Cheverny, na França e durante a Bienal de Culturas Lusófonas, em Odivelas, Portugal.
- Troféu Carlos Chagas, outorgado pela Fundação Carlos Chagas e o Instituto de Ciências Médicas de Minas Gerais pelo conjunto da obra “O Diálogo do Perito com o Cadáver” – Belo Horizonte, 2017.
- = Prêmio Celebra Santa Catarina de Literatura, concedido pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Florianópolis, 2017.
- = Prêmio “Berimbau de Ouro 2017” pelo conjunto da obra do livro “O Capoeirista das Palavras”, conferido pelo Grupo de Capoeira Esporte é Vida e pelo Projeto me Ensina a Gingar, de iniciativa do mestre Da Hora – Teixeira de Freitas – Bahia.
- = Troféu 7 Maravilhas do Mundo, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2017.
- = Medalha Guardião da Paz e da Justiça, conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz – Rio de Janeiro, 2017.
- = Título de Barão Palatino de Gotland “Título de Nobreza” concedido pela Augustísima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, com chancela do Sacratíssimo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz e Federação Internacional das Academias de Letras – Rio de Janeiro, 2017.
- = Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “A Águia de Haia” outorgada pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Supremo Consistório dos Embaixadores da Paz – Rio de Janeiro, 2017.
- = “Homenagem Poética Biográfica” durante a 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, da Editora PerSe e da Associação Internacional de Escritores e Artistas com a publicação do livro “Melhores Poemas de ABC – Athylla Borborema Cardoso” organizado pelo ficcionista, jornalista e poeta Almir Zarfeg – em cerimônia literária na tarde do dia 2 de setembro de 2017, no Riocentro.
- = Medalha Barão de Ayuruoca, outorgada pela Associação Cultural Barão de Ayuruoca, 2017, Búzios-RJ.
- = Moção de Congratulação n° 28 de 21 de setembro de 2017 da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas – Bahia, em celebração ao dia nacional do radialista.
- = Troféu Madre Teresa de Calcutá, pelo conjunto da obra do livro “A Fome que me Comia”, conferido pela Associação Casa Madre Tereza de Calcutá de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais, 2017.
- = Troféu Barão de Ayuruoca, concedido pela Associação Cultural Barão de Ayuruoca e Prefeitura Municipal de Mar de Espanha/MG., 2017.
- = Comenda Chico Anysio de Literatura, conferida pela ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, 2017.
- = Prêmio Top de Ouro da Publicidade Baiana, conferido pelo SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia e pela FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, em celebração aos 30 anos de fundação do SINAPRO na Bahia – 16/10/2017, Eunápolis.
- = Comenda Benfeitor Cultural da Humanidade, conferida pela Ordem dos Benfeitores Culturais da Humanidade e Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2017.
- = Troféu Euclides da Cunha de Literatura, conquistado pelo conjunto da obra do livro biográfico “Imbassuaba” (Editora Lura, SP) em homenagem aos avós maternos do autor, conferido pela Fundação Euclides da Cunha – Rio de Janeiro, 2017.
- = Troféu Olavo Bilac de Literatura, outorgado pelo conjunto da obra do livro “Imbassuaba” (Editora Lura, SP), biografia dos avós maternos do autor, certificado pelo Instituto Olavo Bilac – Rio de Janeiro, 2017.
- = Título “Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas” do Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro, sob chancela do 3º Oficio Judicial do Rio de Janeiro nº 00050406, do Ministério das Relações Exteriores nº 00047305 e da Convenção de Haia nº 16.0.00256790-3, 2017.
- = Homenagem “Ação pela Vida” do 13º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação da Polícia Militar da Bahia em tributo a sua relevante contribuição jornalística e literária ao projeto social “Faça uma Criança Sorrir”, 2017.
- = Prêmio Caneta de Ouro, em preito ao conjunto da obra do livro biográfico “Imbassuaba” (Editora Lura, SP) concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2017.
- = Título de Comendador Grã-Cruz, da Soberana Ordem da Coroa de Gotland – Rio de Janeiro, 2017.
- = Prêmio “Destaque Cultural 2017” concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – Rio de Janeiro, 2018.
- = Prêmio “Embaixador da Paz” conferido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – Rio de Janeiro, 2018.
- = Medalha do Mérito Litero-Cultural, outorgada pela ALB – Academia de Letras do Brasil, Porto Seguro, 2018.
- = Prêmio “Grão-Colar Benfeitor Cultural da Humanidade Dom João VI”, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – RJ., pelo conjunto da obra do livro “Imbassuaba”, biografia que conta a história do casal de bandeirante Lucio Guedes da Silva e Madalena Nunes Borborema na foz do rio Cahy, no litoral norte do município de Prado, 2017.
- = Título “Benfeitor da Educação e Cultura no Brasil”, outorgado pelo IJRCEC – Instituto Júlio Ribeiro Cortez de Educação e Cultura de Minas Gerais – Mantena, 2018.
- = Comenda Diplomata Barão do Rio Branco, condecoração do Instituto Rio Branco e Ministério das Relações Exteriores – Rio de Janeiro, 2018.
- = Comenda Diplomata Joaquim Nabuco, outorgada pela Fundação Joaquim Nabuco e Ministério da Educação do Brasil – Rio de Janeiro, 2018.
- = Título “Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos”, nobilitado pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, com chancela da ONU – Organização das Nações Unidas – 2018.
- = Medalha Paladino da Literatura Brasileira, Ministério da Cultura do Brasil e Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2018.
- = Troféu João Guimarães Rosa de Literatura, outorgado pelo Governo de Minas Gerais e pela Fundação Guimarães Rosa – Itabira, 2018.
- = Homenagem com outorgas de placas do mérito nos dias 10, 11 e 12 de agosto, respectivamente, pela Editora SESC, Editora PerSe e Editora Lura, em parceria com a CBL – Câmara Brasileira do Livro, durante 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, em comemoração aos seus 25 anos de literatura e celebração da publicação da 2ª edição do seu primeiro livro “Amor à Paz” (1993/2018).
- = Prêmio de Honra ao Mérito pela passagem dos 25 anos do seu livro de estreia “Amor à Paz” (1993/2018) com 2ª edição comemorativa em lançamento nacional na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, concedido pela ATL – Academia Teixeira de Letras e Editora PerSe (SP), em 15 de agosto, Teixeira de Freitas – Bahia, 2018.
- = Comenda Defensor do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, outorgada pelo IHGN – Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – RJ, 2018.
- = Diploma Personalidade Brasileira do Ano de 2018, reconhecimento da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Niterói/RJ.
- = Diploma Personalidade Cultural 2018, conferido pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores e Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
- = Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo Ibero-Americano, idealizado pela Fundação Gabriel García Márquez e o Ministério de Cultura da Colômbia – entregue durante o Festival Gabriel García Márquez de Jornalismo, em Medellín, 2018.
- = O Prêmio Setcergs de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 2018.
- = Troféu Clarice Lispector de Literatura, concessão da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Pernambuco, Centro de Referência Clarice Lispector do Recife, Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais – Itabira, 2018.
- = Comenda São Francisco de Assis, concedida pela Academia Capixaba de Letras e Governo do Estado do Espírito Santo, 2018.
- = Comenda Beija Flor, conferida pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores e Prefeitura Municipal de Santa Teresa- ES., 2018.
- = Homenagem pela seleção no livro dos “100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018” da Associação Internacional de Escritores e Artistas – Museu da Inconfidência Mineira, Ouro Preto/MG.
- = Comenda Jane Austen de Literatura, concedida pela Sociedade Europeia de Belas Artes, Jane Austen Memorial Trust e Casa-Museu Jane Austen de Chawton – Londres, Inglaterra, 2018.
- = Comenda Escritor Graça Aranha, concessão da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa e Câmara Municipal de Santa Teresa – ES., 2018.
- = Título de Embaixador da Paz e do Meio Ambiente, conferido pelo 15º Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores – de 14 a 18 de novembro de 2018, em Santa Teresa-ES.
- = Título de Reconhecimento Cultural, concedido pela Fundação Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira – Minas Gerais, 2018.
- = Medalha Noel Rosa de Literatura, concedida pelo CONINTER – Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes e pelo Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura – Caraguatatuba, SP – 2018.
- = Medalha Patrono das Letras e das Ciências em homenagem ao Imperador Dom Pedro-II, por concessão da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2018.
- = Diploma Profissional Qualidade Ouro, outorgado pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, RJ – 2018.
- = Prêmio Caneta de Ouro 2018, em 1º lugar da sua 7ª edição da FEBACLA, Rio de Janeiro-RJ.
- = Prêmio Febacla/ATL de Criação em Verso e Prosa, Edição 2018, outorga concedida pela Academia Teixeirense de Letras, Teixeira de Freitas/BA, março de 2019.
- = Prêmio Castro Alves de Literatura, III Edição, Categoria Crônica, 1º Lugar, outorgado pela Academia Teixeirense de Letras na sessão de celebração dos 172 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves – Teixeira de Freitas/BA, 2019.
- = Diploma de Honra ao Mérito, Benfeitora da Educação e da Cultura Brasileira, MEC, Niterói-RJ, 2019.
- = Comenda do Mérito Histórico Guanabara, concessão do Município do Rio de Janeiro, 2019.
- = Elevado de Barão ao título de Marquês Palatino de Gotland “título nobiliárquico de nobreza” da Augustísima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, com chancela do Sacratíssimo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz e Federação Internacional dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2019.
- = Honra ao Mérito da Ordem do Mérito Cultural da Academia Capixaba de Letras e Artes – Vitória/ES., 2019.
- = Comenda Maracajaguaçu “Gato Bravo Grande”, concedida pelo Governo do Estado do Espírito Santo – Vitória, 2019.
- = Doctor Honoris Causa da Ordem Altíssima do Mérito Trovador Adelmar Tavares, título concedido pelo Conselho Cultural Acadêmico do Rio de Janeiro, Federação das Academias de Letras e Artes do Brasil e UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.
- = Medalha do Mérito Acadêmico da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2019.
- = Certificado de Reconhecimento Público concedido pelo 18º Batalhão do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia, 2019.
- = Troféu Castro Alves de Literatura, consagrado pelo Movimento Cultural Castro Alves do Estado da Bahia, 2019.
- = Título de Cavaleiro Comendador da Soberana Ordem da Coroa de Gotland, concedido pela Augustíssima e soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente – Niterói/RJ, 2020.
- = Título de Embaixador do Neotrovismo como Personalidade Cultural 2020, outorgado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores – Vitória/ES, 2020.
- = Certificado de Honra ao Mérito concedido pela Academia Teixeirense de Letras em tributo a trilogia “ABC do Jornalismo” fruto da tese de doutoramento do autor – Teixeira de Freitas/BA, 2020.
- = Grande Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis, em tributo ao livro “ABC do Jornalismo” concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro/RJ, 2020.
- = Foi admitido em 2020 pela Augustísima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente do Rio de Janeiro/RJ com a investidura da patente de Marquês Palatino de Gotland ao “título nobiliárquico de nobreza” de Duque Borborema Cardoso conquistando as qualificações honorificas de irmão “Ad Honorem” da sua majestade real e imperial príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho.
- = Comenda Príncipe dos Poetas Brasileiros em homenagem ao poeta Olavo Bilac, outorgada pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro, 2020.
- = Comenda Maria Quitéria Heroína da Pátria, pelo lançamento do livro “Meu Extremo Sul Varonil”, outorgada pelo II Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil em Feira de Santana-BA., 2020.
- = Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno 2020, outorgada pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.
- = Moção de Honra ao Mérito 2020 pelo conjunto da obra “Meu Extremo Sul Varonil” concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.
- = Comenda do Mérito Histórico Dom João VI, outorgada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça e pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro 2021.
- = Certificado do Mérito Comemorativo em homenagem aos160 anos do escritor Antônio Parreiras, honraria concedida pela AGBA – Academia Gonçalense de Belas Artes – São Gonçalo/RJ 2021.
- = Prêmio Caneta de Ouro de Expressão Literária no Brasil e no Exterior, outorgado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Nova Iguaçu-RJ 2021.
- = Medalha Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, concedida pelo Conselho Histórico e Cultural do Brasil – Rio de Janeiro, 2021.
- = Prêmio Castro Alves de Literatura 2021 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.
- = Condecoração Cavaleiro Grã-Cruz, da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão, 08 de abril de 2022, Rio de Janeiro – RJ.
- = Comenda do Mérito Artístico e Literário Excelência Cultural – Associação Cultural Internacional das Ciências, Letras e Artes, 2022, Rio de janeiro – RJ.
- = Medalha Comemorativa Alusiva aos 10 anos da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, 2022, Rio de Janeiro -RJ.
- = Prêmio Castro Alves de Literatura 2022 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.
- = Admitido em 2022 pelo Ministério da Defesa do Brasil à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial Especial, por serviços relevantes à nação brasileira por meio da literatura.
- = Medalha Comemorativa Alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil – Brasília, 2022.
- = Prato Dourado, troféu alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil – Brasília, 2022.
- = Comenda Brava Gente Brasileira – Homenagem ao Povo Brasileiro, em tributo aos 200 anos da Independência do Brasil – Brasília, 2022.
- = Certificado de Honra ao Mérito alusivo ao centenário da 1ª Semana de Arte Moderna de São Paulo – SP, 2022.
- = Certificado de Honra ao Mérito em tributo à memória de sua majestade imperial Dom Pedro-I – São Paulo, 2022.
- = Título de Chanceler da Cultura Nacional – Brasília, 2022.
- = Prêmio Off Flip de Literatura (CONTO), 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
- = Prêmio Off Flip de Literatura (CRÔNICA), 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
- = Prêmio Off Flip de Literatura (POESIA), 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) 2022.
Referências:
Fundação Mamãe África de Caravelas.
Instituto Athylla Borborema Cardoso (iABC).
Jornal Teixeira News Ltda.
Portal O ABC
Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, Editoração CEPA, Salvador, 2015.
Celebra Bahia, Antologia, Literarte Editora, Salvador, 2015.
Palavras sem Fronteiras, Antologia, Coletânea Brasil/Argentina, Buenos Aires, 2016.
ATL em Verso e Prosa, Antologia, PerSe SP, Editora, Academia Teixeirense de Letras, 2016.
Enciclopédia Luso-Espanhola de Grandes Artistas, Mágico de Oz, Editora, Madri, 2016.
Catálogo Artístico, Brasil/Portugal/Espanha/Inglaterra/EUA, Literarte, Londres, 2016.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia.
Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade da Bahia.
Federação Nacional dos Jornalistas.
Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.
União de Escritores da Bahia.
Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil.
Academia de Letras e Artes de Cabo Frio.
Academia de Letras, Música e Artes de Salvador.
Academia Mineira de Belas Artes.
Academia de Letras e Artes de Fortaleza.
Academia Teixeirense de Letras.
Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires.
Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.
Federação Internacional das Ciências, Letras e Artes.
Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.
Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo.
athyllaborborema@gmail.com
(0**73) 9 8816-4343

Cadeira 00
Sócio FundadorFormado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula em 1988. Participação em congressos e seminários no Rio de Janeiro e São Paulo, atuando como ouvinte e palestrante. Professor convidado para palestras em cursos de MBA voltados para áreas de Saúde. Visitas técnicas a renomadas instituições de Saúde nos Estados Unidos e Europa, assim como aos principais hospitais do Brasil.
Log in
Don't have an account yet? Sign up
Log in
Don't have an account yet? Sign up
Sign up
Already have an account? Log in
Sign up
Already have an account? Log in
Forgot password?
Enter the email address you used when you joined and we'll send you instructions to reset your password.