Maurício de Novais
Maurício de Novais é psicanalista, professor e escritor. É titular da cadeira nº 07 da ATL – Academia Teixeirense de Letras. E no campo institucional, exerce a função de Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Teixeira de Freitas, além de lecionar Filosofia no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa. Na área literária, possui poemas, crônicas e contos publicados em variadas antologias impressas e sites da internet. É autor de inúmeros livros de poemas e conquistou o primeiro lugar no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018, da Academia Teixeirense de Letras, com o conto A Bailarina. Possui trabalhos publicados em importantes revistas acadêmicas do país. Leciona nos cursos de Formação em Psicanálise, especialização em Teoria Psicanalítica e Formação em Terapia Familiar Sistêmica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Psicanálise e Psicoterapias – SOBRAPP. É colunista de jornais e tem lecionado nos cursos de Psicanálise e Terapia Familiar Sistêmica Escola Freudiana de Psicanálise de Teresina, da qual é também associado.
Mais sobre o acadêmico Maurício de Novais aqui.
Biografia
Maurício de Novais Reis é psicanalista, pedagogo, licenciado em Filosofia, especialista em Teoria Psicanalítica, especialista em Sexologia, especialista em Saúde Mental & Dependência Química e mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). Exerce atualmente a função de Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Teixeira de Freitas, além de lecionar Filosofia no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa. Na educação, tem pautado suas pesquisas no currículo da Educação Básica, mais especificamente no tocante ao ensino de Filosofia, Filosofia Africana e Filosofia da Pluriversalidade.
É pesquisador membro do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (GELPOC), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA, atuando na linha de pesquisa “Estudos Decoloniais, Subalternidades e Poder”. No tocante à Teoria Psicanalítica, pauta suas pesquisas na relação existente entre angústia e automutilação com suas decorrentes implicações na clínica psicanalítica, estrutura da clínica psicanalítica, técnica psicanalítica e transmissão da Psicanálise, privilegiando as correntes teórico-metodológicas inauguradas pelos escritos freudianos e fundamentadas no ensino de Jacques Lacan.
No campo literário, possui poemas, crônicas e contos publicados em variadas antologias impressas e sites da internet, além de ter publicado seis livros (contos, poesia, novela, romance e ensino de filosofia). Ocupa a cadeira n 7 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) deste abril de 2022. Entre 2015 e 2017 escreveu semanalmente para o Jornal Alerta, de Teixeira de Freitas, a coluna Glossário de Psicanálise. Atualmente escreve sobre psicanálise, educação e filosofia no blog que mantém na rede mundial de computadores: www.mauricionovais.com.