ATL – Academia Teixeirense de Letras

Brasão Oficial da Academia Teixeirense de Letras

A Academia Teixeirense de Letras, também designada pela sigla ATL, é uma associação sem fins econômicos que terá duração por tempo indeterminado, com sede no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia.

A ATL foi fundada em 14 de março de 2016 e tem por finalidade difundir as letras nacionais e, também, incentivar a produção literária em Teixeira de Freitas e nas outras 12 cidades que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul. O poeta Castro Alves foi escolhido patrono-geral da confraria.

A instituição literocultural é fruto do esforço de um grupo de intelectuais e artistas liderados pelo poeta e jornalista Almir Zarfeg que, conjugando esforços, resolveram transformar antigo sonho em realidade.

Assinaram a ata de fundação da ATL: Almir Zarfeg, Athylla Borborema, Cristhiane Ferreguett, Celso Kallarrari, Carlos Andrade, Marcus Aurelius, Ramiro Guedes e Castro Rosas.

A primeira e a segunda diretorias ficaram assim constituídas: Almir Zarfeg (presidente), Athylla Borborema (vice-presidente), Cristhiane Ferreguett (secretária-geral), Celso Kallarrari (tesoureiro) e Carlos Mensitieri (diretor de eventos). São conselheiros: Carlos Andrade, Marcus Aurelius e Ramiro Guedes.

A terceira diretoria para o biênio 2021-2022 ficou assim constituída: Athylla Borborema (presidente), Carlos Mensitieri (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral), Raimundo Magalhães (tesoureiro). São conselheiros: Armando Azevedo, Gisele Ellen e Patrícia Brito.

A quarta diretoria para o biênio 2023-2024 ficou assim constituída: Carlos Mensitieri (presidente), Raimundo Magalhães (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral) e Gisele Ellen (tesoureira). São conselheiros: Elias Botelho, Edinar Cerqueira e Maurício de Novais.

A instalação da ATL se deu em 4 de junho de 2016, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, em evento solene aberto ao público. O poeta Castro Alves foi escolhido patrono-geral.

O brasão foi criado pelo Membro Honorário Elzo Bastos, a letra do Hino Oficial, escolhido em concurso interno, é do Membro Efetivo Marcus Aurelius. A melodia coube ao Membro Benemérito e maestro Eudes Oliveira Brito.

Já no primeiro ano de atividades, a ATL editou a antologia “ATL em Verso e Prosa!” e instituiu o “Prêmio Castro Alves de Literatura”.

Em 2023, tanto a antologia quanto o concurso literário vão ganhar a 7ª edição. Uma conquista de todos os confrades e confreiras.

Compartilhar: