Marcus Aurelius


Informações

Marcus Aurelius

O acadêmico Marcus Aurélius Sampaio é escritor com vários livros publicados e em 2016 foi um dos fundadores da ATL – Academia Teixeirense de Letras, da qual é o titular da Cadeira nº 06, tomou posse em 04 de junho de 2016 e é o autor do hino oficial da instituição lítero-cultural. Marcus Aurelius é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, é casado com a servidora pública federal Rose Nascimento dos Reis Sampaio e como fruto dessa união nasceu Matheus dos Reis Sampaio. Em 9 de novembro de 2021, recebeu da Câmara Municipal, o Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. Além de bacharel em Direito, possui especialização em Direito Eleitoral pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e possui também especialização em Direito Eleitoral pela Universidade Anhaguera (LFG) e já foi professor de Direito Penal, Processual Penal e Teoria Geral do Processo na FASB – Faculdade do Sul da Bahia no período de 2009 a 2019.

Biografia

Marcus Aurelius Sampaio é filho do militar Juvenil Sampaio Lopes e da dona de casa Maria Auxiliadora Lopes. Nasceu em Governador Valadares, no vale do rio Doce, no leste de Minas Gerais. Passou a sua infância e adolescência na cidade mineira de Tumiritinga, onde cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Luís de Camões e o ensino médio no Colégio da Polícia Militar Tiradentes de Governador Valadares. Foi soldado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tendo deixado a PM para tentar a vida nos Estados Unidos e ao retornar para Governador Valadares, iniciou o curso superior em Direito na FADIVALE – Faculdade Vale do Rio Doce em 1994. No mesmo ano foi aprovado como agente judiciário no fórum de Governador Valadares e foi com este emprego público que conseguiu pagar o seu curso superior em Direito.

No fórum de Governador Valadares exerceu as funções de comissário de menor, oficial de justiça e escrevente, tendo se formado em Direito em dezembro de 1998. Após 5 meses de formado, passou nas provas do exame da OAB e nos concursos do MPU – Ministério Público da União e no STJ – Superior Tribunal de Justiça com lotação em Brasília, quando optou pelo STJ, tendo em vista que fez o curso de Direito pensando em se tornar juiz e era preciso 2 anos, à época, de prática jurídica para se prestar o concurso para a magistratura. Em Brasília se preparou por três anos para o seu sonhado concurso e só conseguiu a tão sonhada aprovação, após 7 concursos prestados para a magistratura, quando foi aprovado para o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, tomando posse em dezembro de 2004.

Como juiz de direito, as suas primeiras comarcas foram no oeste baiano, em Malhada e Carinhanha. Em 2007, foi promovido para a comarca de Alcobaça onde ficou por quase quatro anos, quando foi promovido por merecimento em 24 de março de 2011 para a titularidade da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo Cíveis, Comerciais e Registros Públicos da Comarca de Teixeira de Freitas, e em 23 de maio de 2016, assumiu a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da comarca de Teixeira de Freitas. Na cidade ele já presidiu as eleições municipais de 2012 e 2020.