Edinar Cerqueira


Informações

Edinar Cerqueira

A acadêmica teixeirense Edinar Cerqueira é membra fundadora e titular da Cadeira nº 18 da ATL – Academia Teixeirense de Letras e tomou posse em 4 de junho de 2016. A imortal Edinar Cerqueira é autora do livro “Condenada a ser Livre” que narra a história das condições prisionais da mulher em Teixeira, na Bahia e no Brasil. Edinar Cerqueira é professora da rede municipal de ensino em Caravelas (BA) e Teixeira de Freitas (BA). Pedagoga pela Universidade Norte do Paraná, socióloga pela Universidade Estadual da Bahia e pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia. Neste livro a educadora Edinar Cerqueira discute a busca de uma construção coletiva de um projeto social de conhecimento que humaniza porção invisível da sociedade, sem vitimizá-la. Manifesta a condição feminina dentro das cadeias e discute o sistema penitenciário e seus conflitos na sua origem em diversos fatores que perpassam a falta de socialização da sociedade e de ressocialização dos apenados.

Biografia

A acadêmica titular da cadeira nº 18 da ATL, Edinar Pereira Cerqueira Alves que é pedagoga, socióloga e autora do livro “Condenada a ser Livre”, nasceu em Teixeira de Freitas no dia 9 de agosto de 1979 e é a caçula de uma família de 7 irmãos. Seus pais são José Nunes Cerqueira (in memoriam) e Ana Lira Pereira Sena. Desde muito jovem primou pela educação e se fascinou pela literatura. Concluiu o magistério no ano de 1995, iniciando de imediato a sua carreira profissional na docência.

Sua carreira como educadora começou no distrito de Nova Tribuna, no município de Caravelas, após aceitar o convite do saudoso vereador representante do povoamento Sebastião Pereira dos Santos, onde lecionou até o ano de 1999, quando passou a unificar efetivamente aos quadros da educação de Caravelas.

No ano 2000 integrou aos quadros de professores do distrito de Rancho Alegre, onde leciona até os dias atuais. Obstinada por sua qualificação profissional graduou-se em Pedagogia pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná (2008) e licenciou-se em Sociologia pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia (2014). É ainda pós-graduada em Gestão Escolar pela FACED – Faculdade de Educação da UFBA – Universidade Federal da Bahia (2013).

Em sua trajetória profissional no ensino educacional, a pedagoga, socióloga e escritora Edinar Cerqueira ocupou diversos cargos na docência, como professora e diretora da Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, no distrito quilombola de Rancho Alegre no município de Caravelas e professora na Escola Municipal Integral Bom Pastor, na cidade de Teixeira de Freitas.