Rubens Floriano Santos


Informações

Rubens Floriano Santos

O acadêmico Rubens é o titular da Cadeira nº 39 da ATL Academia Teixeirense de Letras, na qual tomou posse em 17 de setembro de 2016 e é membro fundador e presidente na gestão 2019/2022 do conselho administrativo da Fundação Mamãe África de Caravelas. Rubens Floriano é coautor do livro “Francistônio Pinto – O Perfil de um Matuto”. E é o autor do livro “O Rio Doce que Azedou”. E desde 2006, o radialista e jornalista Rubens Floriano é um dos mais influentes comunicadores da radiodifusão na mesorregião da tríplice fronteira dos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, a partir da Rádio Três Corações 97,5 FM de Itabatã, da qual emissora é o diretor executivo e editor-chefe do portal de notícias Ponto News, no município de Mucuri, de onde vem disseminando informação e prestação serviços essenciais para a população da tríplice fronteira regional formada pelo extremo sul baiano, extremo norte capixaba e nordeste mineiro.

Biografia

O acadêmico Rubens Floriano Santos, membro efetivo da Cadeira nº 39 da ATL, é natural de Nova Viçosa e nasceu no dia 3 de abril de 1974, filho do sitiante e lavrador Batista dos Santos (em memória) e da dona de casa e lavradora Eduarda Dercília Floriano. Vivendo a infância e adolescência na zona rural de Nova Viçosa, Rubens começou a trabalhar muito cedo, aos 9 anos de idade já ajudava os pais e irmãos no cultivo da terra. Por seguir a determinação dos pais, de que os 8 filhos, mesmo trabalhando, não deixassem de frequentar a escola, aos 18 anos assumiu a Escola Municipal Boa Vista, onde foi professor pelo período de 2 anos.

Aos 20 anos mudou-se para Nanuque-MG., retornando 2 anos mais tarde, formou-se em Técnicas Contábeis, no Colégio Frei Ronaldo em Itabatã, município de Mucuri em 1996. Trabalhou na iniciativa privada, participou de movimentos sociais como a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias. Foi vice-presidente por duas gestões do conselho administrativo da Fundação Mamãe África de Caravelas, entidade cultural e ambiental ligada ao Movimento Negro, que apoia a luta por direitos das comunidades tradicionais remanescentes de quilombo, ribeirinhos em situação de risco social.

É formado em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 2004/2005. Bacharelou-se em Jornalismo pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB) em 2012, e se pós-graduou em Comunicação Empresarial pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória ES., em 2015. Ingressou nos quadros de funcionários da Rádio Três Corações FM de Itabatã em 2006 e desde 2008 é o diretor geral da emissora. E desde 2020, Rubens Floriano é também o superintendente regional no Estado da Bahia da TV Porto Seguro Canal 33.

Rubens Floriano é coautor do livro “Francistônio Pinto – O Perfil de um Matuto” (2011), obra que conta a história de um dos políticos mais tradicionais da costa do descobrimento do Brasil que foi prefeito e deputado federal por Teixeira de Freitas. Prefaciou o livro “Infância Violentada” (1997) de Athylla Borborema sobre o perfil da prostituição infantojuvenil no nordeste do Brasil em sua revista atualizada e ampliada em 2016. E é autor do livro “O Rio Doce que Azedou”, em 2017. Na gestão 2019/2022, Rubens Floriano presidiu o conselho administrativo da Fundação Mamãe África de Caravelas, instituição regida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, chancelada pela Universidade de Brasília e fiscalizada tecnicamente pelo Tribunal de Contas da União.