ATL divulga lista dos vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024; Versão Regional

23 de janeiro de 2024

As vencedoras Marília Pancieri (poema), Mirelly Rocha (crônica) e Rose Rocha (conto)

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) acaba de divulgar a lista dos vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024 – Versão Regional. A premiação, em 2024, chega à sua 8ª edição. Apenas os moradores dos 21 municípios da região extremo sul da Bahia puderam inscrever seus textos nas categorias poema, crônica e conto e concorrer à premiação em medalhas e dinheiro. Os vencedores (1º, 2º e 3º lugares) vão receber medalhas e certificados, enquanto os classificados em 4º, 5º e 6º lugares vão ganhar menções honrosas. Os três primeiríssimos colocados (1º, 1º e 1º  lugares), nas três categorias, vão receber R$ 300,00 (trezentos reais) cada.

A comissão julgadora da Versão Regional foi formada por acadêmicos da própria ATL: Ademar Bogo (Cadeira 38); Arolda Maria Figuerêdo (Membra Benemérita); Cristhiane Ferreguett (Cadeira 03); Erivan Santana (Cadeira 36); e Patrícia Brito (Cadeira 22). Todos os jurados serão homenageados com medalhas e certificados na sessão de premiação que vai acontecer no dia 16 de março de 2024, mês de aniversário do patrono-geral da ATL, Castro Alves, em Teixeira de Freitas. “Nossa gratidão aos jurados que, convocados, atenderam a nosso pedido e fizeram bonito, com dedicação total e discernimento técnico, valorizando a produção literária na nossa região”, afirmou o acadêmico Almir Zarfeg, responsável pela comissão organizadora.

O presidente da ATL parabenizou os premiados e também os demais inscritos no concurso literário. “A participação de todos, premiados ou não, garantiu o sucesso da versão regional do nosso certame”, disse Raimundo Magalhães. Abaixo, os vencedores da Versão Regional do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024:

Categoria Poema

1º lugar – Marília Pancieri, com o poema “A alma”;
2º lugar – Rose Rocha, com “Menarca”;
3º lugar – Jackson Novais, com “Ameríndios”.

As menções honrosas vão para Patrícia Souza (1ª menção) com “Tempus fugit”; Beatriz Santana (2ª menção) com “Luz, câmera, ação”; e Mirelly Rocha (3ª menção) com “Eu quero uma casa com flores”.

Categoria Crônica

1º lugar – Mirelly Rocha, com a crônica “O para sempre também tem fim”;
2º lugar – Jackson Novais, com “Do holocausto aos capitães da areia”;
3º lugar – Jan Clésio Pires, com “Mozinho”.

As menções honrosas vão para Felipe Macedo (1ª menção) com “Crônica do viajor e do coser”; Katrine Carvalho (2ª menção) com “Secretário particular”; e Rose Rocha (3ª menção) com “Vadinho”.

Categoria Conto

1º lugar – Rose Rocha, com o conto “Verdade ou mentira”;
2º lugar – Mirelly Rocha, com “Meia-noite”;
3º lugar – Evaristo de Souza, com “O vendedor de conversa”.

As menções honrosas vão para Joaquim Nunes (1ª menção) com “A mulher e a formiga”; Jackson Novais (2ª menção) com “Pirata não pode ser feliz”; e Fernando Fernandes (3ª menção) com “Chico Matador”.

Os textos premiados em 1º, 2º e 3º lugares, nas três categorias, serão incluídos na coletânea “ATL em Verso e Prosa!” – Volume IX, a sair em breve pela Lura Editorial.

Compartilhar:

Relacionadas