Discurso de posse de Carlos Mensitieri como novo presidente da Academia Teixeirense de Letras

02 de dezembro de 2022

A ATL – Academia Teixeirense de Letras realizou nesta quinta-feira (1º/12), no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sua última sessão solene do ano de 2022. Ocorreu uma programação diversificada e bem atrativa. “Nossa sessão final teve um cerimonial belíssimo e encantador, foi realmente um encontro acadêmico memorável para se findar o ano e para se encerrar o meu ciclo como presidente desta instituição”, disse o presidente Athylla Borborema, que em 31 de dezembro de 2022 deixa a presidência da ATL.

A Academia Teixeirense de Letras homenageou o saudoso confrade Jomar Ruas, advogado, escritor e titular da Cadeira nº 12, que faleceu em 16 de julho de 2022, aos 96 anos. Lançou o prêmio Castro Alves de Literatura 2023, lançou a Antologia “ATL em Verso e Prosa!” 2023, homenageou personalidades públicas e literárias e recepcionou a poeta Maria Vitória Ruas Alves, irmã do saudoso confrade Jormar Ruas, que era titular da Cadeira nº 12 da ATL, que ganhou em tributo a sua vida e obra, um “momento da saudade” sob uma trajetória discorrida pelo presidente Athylla Borborema.

Outro ponto alto da sessão solene de final de ano da ATL foi o momento de posse da nova diretoria eleita em junho passado, que irá dirigir os destinos da Academia Teixeirense de Letras de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, que traz os seguintes acadêmicos na nova composição: Carlos Mensitieri (presidente), Raimundo Magalhães (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral), Gisele Ellen (tesoureira) e os conselheiros são Edinar Cerqueira, Elias Botelho e Maurício de Novais.

O presidente empossado Carlos Mensitieri é natural de Jequié, no sudeste da Bahia, e está radicado em Teixeira de Freitas desde o início da década de 1980, onde construiu uma trajetória singular. Ele é o fundador e titular da cadeira nº 10 da Academia Teixeirense de Letras e, além de escritor e poeta, jornalista, engenheiro civil, engenheiro urbanista e engenheiro de trânsito. Compôs todas as Diretorias Acadêmicas e eleito para presidir a instituição no biênio 2023-2024. Acompanhe na íntegra o discurso de posse do novo presidente Carlos Mensitieri:

Boa noite a todos e a todas!

Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por este momento tão significante e a minha família, fonte de minha inspiração, representada aqui por meu filho Gabriel Mensitieri.

Quero saldar a mesa em nome do nosso presidente Athylla Borborema e, aos demais presentes em nome do amigo e colega Carlinhos do Alerta, que está nos prestigiando hoje com a sua presença.

Amigas e amigos: A vida determina o pensamento e nos ensina a viver com arte. E a cultura está diretamente ligada ao exercício do pensamento e à geração de conhecimento. E, a partir da cultura é que as mensagens são transmitidas através dos textos literários.

O incentivo à escrita de textos literários por uma Academia de Letras regional é de fundamental importância para agregar os talentos da nossa microrregião do extremo sul baiano que estavam histórica e geograficamente dispersos.

A presença física e intelectual de uma Academia de Letras é a via ideal para formar um conjunto de valores qualificados como boa literatura e preservação da língua portuguesa, mostrando a presença do talento dos escritores regionais nos seus trabalhos, evitando a ideia de que fazer poema é mero jogo sentimental.

A fundação da Academia Teixeirense de Letras – ATL, em 2016, apresentou-se como um marco literocultural onde reside uma espécie de renascença da literatura do extremo sul da Bahia, para os amantes da arte literária, tanto na poesia quanto na prosa. A ATL é um movimento de interação de pessoas entre si e com o universo exterior, pela função social da língua como patrimônio cultural, possibilitando, assim, uma interação/percepção melhor de mundo.

Como incentivadora da produção de textos literários, a ATL – Academia Teixeirense de Letras, sediada em Teixeira de Freitas, objetiva, ainda, o contato e a interação com as demais academias do país. Desse modo, a ATL é anfitriã de nomes da literatura brasileira em um intercâmbio artístico e cultural, participando ainda de forma atuante nos movimentos pró-arte, como concursos literários e eventos artísticos, nos níveis municipal, estadual e federal, nas modalidades verso e prosa.

Desde a primeira sessão solene da ATL, estive presente nesta mesa, ocupando os cargos de diretor de eventos, tesoureiro, vice-presidente e agora assumindo o cargo de presidente da Academia Teixeirense de Letras. Entretanto, gostaria de evidenciar, que a ATL não está restrita a este espaço. A Diretoria e o Conselho estão sempre se reunindo para dar continuidade aos trabalhos acadêmicos, tanto aqui na nossa região como em outros estados.

Sempre procurei representar a ATL nos eventos com muita honra, alegria e satisfação. E, acredito que durante o período em que vou estar como presidente, a Academia Teixeirense de Letras ampliará os seus horizontes em parcerias e participações nos locais onde a literatura e a arte estejam presentes.

Como jornalista e escritor, desde 1977, sempre fui amante do signo literário e, confesso que a chegada empolgante da ATL, fez com que eu a festejasse e a acolhesse, no intuito de incentivar o novo, o criativo e o excepcional. É gratificante para quem escreve, ver seus poemas, suas crônicas, seus contos e seus romances ou livros de outras naturezas, reconhecidos e valorizados.

Pretendo dar continuidade às ações que já estão solidificadas pelas diretorias anteriores, das quais fiz parte, como os concursos literários e a Antologia da ATL, criando e ampliando os mecanismos de divulgação da literatura e da nossa academia.

Não poderia deixar de saudar os fundadores desta confraria, todos os confrades e confreiras e, em particular, o presidente de honra Almir Zarfeg e o nosso ilustre confrade/presidente Athylla Borborema, os quais sempre lutaram pelo bem da ATL em todos os seus aspectos.

Para encerrar, reproduzo o apelo de Charlie Chaplin: “As pessoas não são máquinas, mas seres capazes de emoção, amor e criação”. Neste contexto, a Academia Teixeirense de Letras surge para amparar, reunir e apoiar esses seres especiais.

Obrigado e boa noite!

Compartilhar:

Relacionadas