Inscreva seu texto no Prêmio Castro Alves de Literatura 2024 até 31 de Dezembro
01 de dezembro de 2023
Os interessados podem inscrever seus textos, em verso e/ou prosa, no Prêmio Castro Alves de Literatura 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2023 através do e-mail premiocastroalves@yahoo.com
“Podem participar do concurso literário os membros da Academia Teixeirense de Letras – versão interna – e os autores residentes nos 21 municípios do extremo sul baiano – versão regional. É só enviar o texto com endereço completo, dados biográficos e aguardar a confirmação”, informa o presidente da Comissão Organizadora, Almir Zarfeg.
Ainda segundo Zarfeg, a temática é livre e o texto precisa ser inédito, ficando vedada a coautoria.
Os candidatos podem inscrever apenas um texto nas categorias – poema, crônica e conto – observando as seguintes determinações: documento em word (doc), não ultrapassando duas páginas, tamanho 12, com espaçamento de 1,15 entre as linhas. Não é necessário o uso de pseudônimo, pois os jurados terão acesso apenas ao número da inscrição.
Os textos vencedores (1º, 2º e 3º colocados) e menções honrosas terão direito a medalhas e certificados personalizados.
Apenas os primeiros colocados em qualquer uma das três categorias, no entanto, receberão a quantia de R$ 300,00 como premiação. Além disso, os textos vencedores serão publicados na coletânea “ATL em Verso e Prosa!” – Volume VIII.
A sessão solene de premiação vai acontecer em 14 de março de 2024, data do aniversário de Castro Alves – poeta maior e patrono-geral da ATL.
“Esse certame é uma realização da Academia Teixeirense de Letras que visa, assim, apoiar e premiar a produção literária em Teixeira de Freitas e região”, informa o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.
A Comissão Julgadora da versão interna já está constituída: Carlos Yeshua (União Baiana de Escritores – Salvador/BA); Denise LS Figueiredo (professora doutora – Teixeira de Freitas/BA); Edilene Torino (escritora e artista plástica – Belo Horizonte/MG); Jorge Ventura (poeta e editor – Rio de Janeiro/RJ) e Leonardo de Magalhaens (poeta e crítico literário – Belo Horizonte/MG).
A Comissão Julgadora da versão regional será formada por acadêmicos da ATL. Os jurados das duas versões do prêmio serão homenageados com medalhas e certificados. Atenção: qualquer dúvida, solicite o regulamento.