Marieta de Azevedo Gazzinelli

22 de outubro de 2022

A professora Marieta de Azevedo Gazzinelli nasceu em Cachoeira, cidade do Recôncavo da Bahia, no dia 02 de abril de 1920, mudou-se para Mucuri em 1942. No ofício do magistério dedicou muitos anos da sua vida à Educação no município de Mucuri. Casou-se com o viúvo Raul Gazzinelli, com quem aprendeu a administrar fazendas de cacau, que à época representava a grande força da produção rural do município de Mucuri. Ex-prefeito, aos poucos o esposo foi introduzindo Marieta à política local, campo em que ela deu vazão a sua característica mais marcante, a solidariedade.

Além de professora, Marieta ocupou cargos estratégicos na área da Educação e participou diretamente da vida da maioria das famílias mucurienses, oferecendo, em algumas ocasiões, benefícios diretos às famílias mais carentes. Foi Delegada Escolar, Inspetora Escolar e venceu as eleições municipais chegando ao cargo de prefeita no ano de 1983. Por problemas de saúde Marieta renunciou ao cargo de prefeita em 23 de abril de 1987, faltando mais de 01 ano e meio para o fim de seu mandato, que seria de seis anos. Passou o cargo ao então vice-prefeito Roberto Jhael.

Marieta teve participação direta na construção dos principais grupos escolares da sede de Mucuri, a saber: Escola Jaci Ferreira, Pavilhão Neuza Ferreguetti, com auditório onde posteriormente funcionou o Fórum da Cidade, Centro Educacional de Mucuri, Escola Antônio Carlos Magalhães e a Creche Casulo. Marieta de Azevedo Gazzinelli faleceu na cidade de Eunápolis, em 23 de janeiro de 1991, aos 71 anos. Seu corpo foi sepultado em Mucuri, cidade que escolheu para viver e amar. Recebeu homenagens de amigos e políticos do extremo sul da Bahia, nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Compartilhar: