Prêmio Castro Alves de Literatura marca sessão comemorativa da ATL
15 de março de 2020

A sessão solene da ATL – Academia Teixeirense de Letras, realizada no sábado do dia 14 de março de 2020, no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, foi marcada pela posse acadêmica de dois novos imortais, homenagem ao patrono da Cadeira nº 01 e, também, pela entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2020 aos seus ganhadores.
Logo no início, foram empossados o escritor e coronel militar Raimundo Magalhães e a escritora e empresária Auta Maria de Carvalho, nas Cadeiras 13 e 34, que têm como patronesse a saudosa professora Rosália Pereira da Silva e como patrono o saudoso Frei Salésio Heskes, respectivamente.
Em seguida, passou-se à homenagem ao patrono da Cadeira nº 01, Sady Teixeira Lisboa, que em 2020 comemora seu centésimo décimo (110 anos) aniversário de nascimento. Ele foi representado pela filha Maridy Moreira Lisboa e pelo filho e acadêmico Oséas Moreira Lisboa. Ambos deram depoimentos sobre o saudoso STL.
O presidente da Academia Teixeirense de Letras, poeta e jornalista Almir Zarfeg, e a secretária-geral, Cristhiane Ferreguett, entregaram a Maridy um selo comemorativo e um exemplar da 2ª edição do livro-reportagem “Tecelão de ditos e feitos”, escrito por Zarfeg em homenagem ao maior líder político de Itanhém.
Mas o ponto alto da sessão solene foi, sem dúvida, a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2020, nas versões interna, estadual e nacional, envolvendo as categorias poema e conto. Os primeiros colocados receberam troféus e os 2º e 3º colocados medalhas. As menções honrosas foram brindados com pins e com a marca do concurso literário.
Os presidentes das comissões julgadoras e organizadora também foram homenageados com medalhas e descreveram com maestria o nível do concurso diante da concorrência registrada em 2020. A sessão também foi marcada pelo lançamento do livro “ABC do Jornalismo” de autoria do vice-presidente da ATL, escritor e jornalista Athylla Borborema, obra derivada da sua tese de doutorado em jornalismo científico pela PUC Rio.
Os convidados especiais Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho – presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), e Clério José Borges, presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT) – abrilhantaram o evento acadêmico e prestaram homenagens a diversos acadêmicos e personalidades teixeirenses.
“Foi uma sessão especial que marcou de maneira notável o início dos trabalhos acadêmicos de 2020, homenageando o patrono da Cadeira nº 01 Sady Teixeira Lisboa e o patrono-geral da instituição Castro Alves”, disse Almir Zarfeg, presidente da ATL. Ainda houve sorteio de livros, recitais e a convocação para as eleições que vão escolher a nova diretoria acadêmica para o biênio 2020/2021.