Sem bem-vindos à Academia Teixeirense de Letras (ATL)
10 de maio de 2016
Por Carlos Mensitieri
Importantes escritores da nossa microrregião do extremo sul baiano estavam histórica e geograficamente dispersos, alguns conseguindo brilhar até em grandes cidades brasileiras, como é o caso do escritor Almir Zarfeg. Outros, talvez, por sentimentos inibitórios, não expandiram os seus escritos além da sua cidade, sua zona de conforto.
Podemos notar que recentemente há uma efetiva produção de livros na nossa microrregião e, visando reunir esses talentos numa instituição voltada a apoiar e discutir literatura, é que foi criada a Academia Teixeirense de Letras (ATL). Sua instalação se dará no dia 4 de junho de 2016, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.
A presença física e intelectual da ATL virá agregar um conjunto de valores qualificados como boa literatura, mostrando a presença do talento dos escritores regionais nos seus trabalhos. É claro que quarenta pensadores juntos produzirão trabalhos de alto teor literário, evitando a ideia de que fazer poema é mero jogo sentimental.
A ATL nasceu e, nesse acontecimento lítero-cultural, reside a nossa renascença. Nós – amantes da arte literária, tanto na poesia quanto na prosa, que admiramos a boa escrita e o bom jogo de palavras nos ensaios poético-filosóficos, e que estamos sempre procurando nos aprimorar nos recursos indispensáveis à decodificação do signo literário – entendemos que a Academia Teixeirense de Letras é um movimento de interação de pessoas entre si e com o universo exterior, pela função social da língua, possibilitando, assim, uma percepção melhor de mundo.
A instituição objetiva, ainda, o contato e a interação com as demais academias espalhadas pelo país, com a Federação Brasileira das Academias de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e com a União Baiana de Escritores (UBESC). Ela vai procurar trazer para Teixeira nomes da literatura brasileira em um intercâmbio artístico e cultural. E ainda participar de forma atuante nos movimentos pró-arte, como concursos literários e eventos artísticos, nos níveis municipal, estadual e federal. Nas modalidades verso e prosa.
Enfim, a ATL chega empolgante, desejada e acolhida pelos artistas de Teixeira de Freitas e região, no intuito de incentivar o novo, o criativo e o genial.
Reproduzindo o apelo de Charlie Chaplin, as pessoas não são máquinas, mas seres capazes de emoção, amor e criação. A Academia surge para amparar, reunir e apoiar esses seres especiais.
Sejam-vindos à ATL!
Carlos Mensitieri é engenheiro, escritor e membro titular da cadeira nº 10 da ATL.